sábado, 11 de abril de 2009

Formação de tronco

O tronco do Bonsai, quando bem definido, grosso e cônico, chama bastante atenção. Mostraremos a seguir uma técnica avançada de formação, ou melhor dizendo, de "construção" de um tronco.


Literalmente será construído um tronco a partir de parte de uma árvore morta. Este será esculpido, dando a forma do tronco desejado ao futuro Bonsai.


Com o uso de uma Moto-serra, vai esculpindo o tronco que já começa a tomar a forma desejada. Mas é preciso trabalhar mais.


Depois de algumas horas de trabalho, o tronco já adquiriu a forma desejada, basta agora dar o acabamento final deixando-o liso.


De posse do tronco de madeira morta pronto e mudas tipo vareta de Acer tridente, inicia-se a modelagem final. As varetas serão acondicionadas lado a lado por este tronco construido, e com o tempo se fundirão e tornará um só corpo. Vamos ver?


Inicia-se a agregação das mudas de Acer tridente, uma ao lado da outra em uma forma espiralada, de maneira que o futuro tronco apresente como resultado final uma forma retorcida. Este é um trabalho de paciência.


Aqui você pode perceber o trabalho quase concluído, falta apenas algumas poucas mudas de Acer tridente no formato de varetas.


Aqui você tem uma outra imagem, com mais nitidez, para entender como as mudas são incorporadas ao tronco construído a partir de parte de uma árvore morta. As mudas "tipo vareta", envolvem por completo o tronco esculpido.


O trabalho finalizado. Plantou-se em um vaso de boca larga, temporariamente, de forma haver um desenvolvimento maior das raízes. Podemos afirmar que por volta de 2 a 3 anos, estas varetas já engrossaram e se soldaram umas as outras.Não temos o resultado final deste trabalho específico, mas você poderá ver o resultado final em outra demonstração semelhante, disponível aqui para você. A idéia é produzir artificialmente um tronco. Sim, eu disse artificialmente. É perfeitamente possível fazer isto! - Muitas outras avançadas técnicas estão fora do alcance de nosso conhecimento, o que conta é a humildade para aprender. Eu quero aprender mais!


Após envolver o tronco com as mudas de Acer, planta-se o mesmo em uma caixa ou um vaso grande, possibilitando o desenvolvimento das mudas incorporadas.


Observe o resuldado após 2 anos de cultivo em um espaço maior e com um substrato de excelente qualidade, somados às constantes adubações. Perceba como as mudas de Acer engrossaram e se soldaram umas às outras.


Após desbaste geral (limpeza) vai para outro vaso para desenvolver a ramificação lateral, digamos que já estamos em 1/3 do tempo de trabalho.


Doze meses após plantado no vaso, ele se apresenta desta forma. Percebemos na imagem os inúmeros ramos laterais, dando-nos a opção de selecionar os mais adequados.


Agora já foi feito o desbaste ou podas do excesso de ramificação, deixando os ramos que interessam no modelo ou estilo que está sendo trabalhado.


Veja a excelente base de tronco desta obra de arte que se revela a cada momento.

Acima, duas fazes distintas da aramação. Desde o inicio, já se foram 6 anos. Consegue imaginar o resultado?


Acer tridente - Acer buergerianum
Trabalho Finalizado



Matéria extraída do site Bonsai Morro Velho
(http://www.bonsaimorrovelho.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário